Estudo de Viabilidade Económica e Financeira

Um Estudo de Viabilidade Económica e Financeira é fundamental para projetos relativos à criação de uma nova empresa ou para projetos na perspetiva de uma empresa já em atividade que precise de apurar a valia de um eventual projeto de investimento a realizar e o seu impacto na empresa.

A implementação de um projeto de investimento, implica uma profunda análise de mercado, da empresa, do produto/serviço e de um rigoroso plano de negócios, que suporte a viabilidade do investimento.

Neste contexto, o promotor/empresário deverá procurar responder às seguintes questões:

Onde estou?
A resposta a esta questão pressupõe uma análise interna da situação da empresa e do seu posicionamento no mercado, sobretudo dos seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, assim como um claro diagnóstico dos recursos disponíveis.
Quais os objetivos estratégicos?

É necessário definir qual o impacto esperado para a empresa e para o seu posicionamento no mercado com a realização do investimento projetado.

Como lá chegar?

Analisar quais os recursos necessários e qual estratégia a adotar com vista à prossecução dos objetivos definidos. De que forma poderemos colmatar os pontos fracos e potenciar os pontos fortes. Como fazer face às ameaças do mercado e aproveitar as suas oportunidades.

Nas respostas a estas questões certamente encontrarão as bases para a elaboração de um Estudo de Viabilidade coerente que será uma excelente ferramenta de gestão.

Estudo de Viabilidade Económica e Financeira

1. Sumário Executivo
1. Descrição sumária
2. Objetivos
3. Características
2. Estudo de viabilidade para novas empresas
2.1. Breves considerações
2.1.1. Ideia
2.1.2. Empresário
2.1.3. Oportunidade
2.2. Apresentação da empresa
2.2.1. Identificação da empresa
2.2.2. Identificação dos promotores
2.2.3. Missão e objetivos
2.2.4. Referências
2.3. Análise do meio envolvente
2.3.1. Análise do contexto macro
2.3.2. Análise do contexto micro
2.3.3. Oportunidades e ameaças
2.4. Análise do negócio
2.4.1. Objetivos
2.4.2. Marketing-mix
2.4.3. Recursos necessários
2.4.4. Projeções económicas e financeiras
2.4.5. Análise da rentabilidade
3. Estudo de viabilidade para empresas já existentes
3.1. Breves considerações
3.2. Estrutura indicativa do estudo
3.3. Análise interna
3.3.1. Organização e gestão
3.3.2. Operacional
3.3.3. Comercial e marketing
3.3.4. Recursos humanos
3.3.5. Pontos fortes e fracos
3.4. Projeções económicas do projeto versus da empresa