Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais


1. Objeto

A GUIAFLASH – PORTAL DA OFICINA, UNIPESSOAL, LDA, com sede em Rua do Maculão, 171, Paredes de Arcã, 5030-560 Santa Marta de Penaguião, pessoa coletiva n.º 517254638 (de ora em diante “Sociedade”) está comprometida com a proteção dos dados pessoais que lhe são confiados pelos utilizadores (doravante “Clientes Finais”) – onde se incluem os utilizadores que atuem com caráter profissional ou na qualidade de consumidores – do serviço de intermediação em linha disponível no website https://www.portaldaoficina.pt (adiante “Portal da Oficina” ou “Plataforma”).

A Plataforma disponibilizada pela Sociedade possibilita aos Clientes Finais a pesquisa de produtos e serviços oferecidos por diversos profissionais intervenientes do setor automóvel.

Através da Plataforma, os Clientes Finais poderão: (i) pesquisar Oficinas registadas na Plataforma; (ii) pesquisar e aceder a campanhas exclusivas oferecidas por Oficinas na Plataforma; (iii) agendar, na Plataforma, visitas a Oficinas; (iv) pedir orçamentos para intervenções que sejam necessárias na viatura do Cliente Final às Oficinas registadas na Plataforma; (v) aceder a produtos e serviços com redução de preço de Parceiros que comercializem produtos transversais a qualquer atividade, nomeadamente de bem-estar, beleza, saúde, desporto, moda, lazer, viagens ,restaurantes, hotelaria, cosmética, etc.; (vi) submeter candidaturas de emprego na Plataforma. Poderá consultar os Termos e Condições do Portal da Oficina em https://www.portaldaoficina.pt/Home/Terms.

Assim, em cumprimento do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (“Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados” ou “RGPD”) e da Lei n.º 58/2019, de 8 de Agosto (“Lei de Execução do RGPD”), a Sociedade informa-o/a do seguinte:

2. Quem trata os seus Dados Pessoais?

A. Sociedade

A entidade responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é a GUIAFLASH – PORTAL DA OFICINA, UNIPESSOAL, LDA, com sede em Rua do Maculão, 171, Paredes de Arcã, 5030-560 Santa Marta de Penaguião, pessoa coletiva n.º 517254638.

Isto significa que é a Sociedade quem (i) determina as finalidades e os meios de tratamento dos seus dados pessoais; (ii) implementa as diligências previstas no âmbito do RGPD a fim de proteger os seus dados pessoais; e (iii) a quem se deve dirigir para exercer os seus direitos em matéria de tratamento de dados pessoais.

Esta Política contém ainda informação sobre (i) as finalidades do tratamento e condições de licitude para procedermos ao tratamento dos seus dados, (ii) o tipo de dados que tratamos, (iii) quem tem acesso aos seus dados pessoais, (iv) por quanto tempo conservamos os seus dados, (v) quais os seus direitos, (vi) como pode exercer os seus direitos.

B. Oficinas ou Parceiros

Em determinadas situações, a Sociedade poderá não ser a entidade responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais ou a única entidade responsável, inclusive quando insira os dados pessoais diretamente na Plataforma.

(i) Sociedade e Oficinas/Parceiros = Responsáveis Independentes pelo Tratamento

Sempre que submeta um pedido de contacto (seja de orçamento, seja um pedido de informações ou de agendamento) genérico (i.e., que não seja dirigido a um Parceiro ou Oficina em particular) através de um formulário disponível na Plataforma para o efeito, a Oficina ou Parceiro a quem o pedido de contacto haja sido transmitido irá atuar como responsável independente pelo tratamento dos seus dados pessoais.

Tal ocorrerá também (i) quando celebre contratos com as Oficinas ou Parceiros fora da Plataforma, na sequência de um pedido de contacto iniciado na Plataforma ou (ii) quando anuncie, sem que se candidate a uma determinada vaga em específico, a sua disponibilidade profissional na Bolsa de Emprego.

Nestes casos, a Sociedade tratará os seus dados para efeitos de gestão dos pedidos submetidos na Plataforma. A Oficina ou o Parceiro, por sua vez, irão tratar os seus dados para finalidades distintas, nomeadamente (consoante aplicável) para efeitos de diligências pré-contratuais ou execução de um contrato com vista à aquisição de produtos, prestação de serviços anunciados na Plataforma ou celebração de um contrato de trabalho.

(ii) Sociedade = Subcontratante

Por outro lado, a Plataforma poderá não ser a entidade responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais, tratando-os na qualidade de subcontratante (i.e., por conta das Oficinas ou Parceiros que atuem na qualidade de Responsáveis pelo Tratamento).

Tal sucederá, por exemplo, sempre que submeta um pedido de contacto (seja de orçamento, seja um pedido de informações ou de agendamento) específico (i.e., dirigido a um Parceiro ou Oficina em particular) ou se candidate diretamente a uma vaga de emprego anunciada por uma Oficina na Bolsa de Emprego.

Os dados e contactos das Oficinas e Parceiros (e respetivos Encarregados de Proteção de Dados, caso existam) estão disponíveis no perfil e página de cada Parceiro ou Oficina. Esta Política não regula o modo como os Parceiros e Oficinas tratam os seus dados pessoais sempre que atuem na qualidade de Responsáveis Independentes pelo Tratamento ou Responsáveis pelo Tratamento. Deverá consultar as Políticas de Privacidade de cada Oficina ou Parceiro.

3. Para que finalidades vão ser tratados os meus dados pessoais, qual o fundamento de licitude e prazo de conservação?
Tratamos os seus dados pessoais tendo em vista finalidades determinadas, explícitas e legítimas. O tratamento dos seus dados pessoais é, em função da(s) finalidade(s) de tratamento abaixo, estritamente efetuada com base em fundamentos de licitude.
Os dados pessoais serão conservados durante o período de tempo estritamente necessário para a realização dos fins descritos e, em qualquer caso, durante o período de tempo determinado com base nos seguintes critérios: (i) cumprimento das obrigações legais ao abrigo da legislação da União e/ou dos Estados-Membros; (ii) atenção aos seus pedidos e petições; (iii) prescrição de responsabilidades legais que possam decorrer da relação estabelecida consigo; e (iv) pedido de eliminação dos dados por si nos casos em que seja apropriado.
A Sociedade trata os seus dados pessoais para as seguintes finalidades, prazos de conservação e fundamentos de licitude:

Finalidades Fundamento de Licitude Conservação
Processamento de pedidos de informações ou orçamentos genéricos (i.e., que não dirigidos a uma Oficina ou Parceiro em particular), para que o Cliente Final possa receber as informações de várias Oficinas ou Parceiros do seu distrito de residência. Interesses legítimos da Sociedade (se não prevalecerem os interesses ou direitos e liberdades fundamentais do Cliente Final) 2 anos
Processamentos de pedidos de agendamento de visitas a Oficinas submetidos na Plataforma. Interesses legítimos da Sociedade (se não prevalecerem os interesses ou direitos e liberdades fundamentais do Cliente Final) 2 anos
Gestão da bolsa de emprego, onde Clientes Finais podem divulgar a sua disponibilidade para trabalhar em Oficinas. Consentimento 1 ano
Prestação de informações a pedido do Cliente Final, incluindo:
- Para os pedidos, dúvidas ou sugestões enviadas através da secção “Contacte-nos” da Plataforma ou através do número de telefone de contacto disponibilizado
Consoante o caso:
Execução de diligências pré-contratuais a pedido do Cliente Final
ou
Interesse legítimo em responder à solicitação
2 anos

4. Que categorias de dados pessoais tratamos?

Dados Pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e em qualquer suporte (físico, som ou imagem), relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa que possa ser identificada direta ou indiretamente, por exemplo através do nome, do n.º de identificação, de um dado de localização, de um identificador eletrónico ou outros elementos que permitam chegar à identificação dessa pessoa singular.

Dependendo da finalidade do tratamento, poderemos tratar algumas ou várias das seguintes categorias de dados pessoais:

  • Processamento dos pedidos de informações e/ou orçamentos genéricos (consoante a modalidade de cada pedido) – dados de identificação (nome); dados de localização (localidade e código postal); dados de contacto (telefone, pessoa de contacto e email); dados da viatura; outros dados pessoais que o utilizador deliberadamente insira no formulário de contacto.
  • Processamento de pedidos de agendamento de visitas a Oficinas submetidos na Plataforma - dados de identificação (nome); dados de localização (localidade e código postal); dados de contacto (telefone, pessoa de contacto e email); dados da viatura (matrícula, marca e modelo); outros dados pessoais que o utilizador voluntariamente insira no formulário de contacto.
  • Prestação de informações a pedido do Cliente Final – nome; email; outros dados pessoais disponibilizados pelo utilizador.
  • Gestão da bolsa de emprego – nome; email; dados de contacto; Curriculum Vitae; outras características pessoais.
5. Cookies

Também tratamos dados pessoais através de cookies (para mais informações sobre este tratamento, consulte a nossa Política de Cookies).

6. Categorias de destinatários dos seus dados pessoais

Para a utilização da Plataforma e disponibilização das suas funcionalidades, poderemos ter de transmitir os seus dados aos Parceiros e Oficinas registados na Plataforma. Tal será o caso sempre que submeta pedidos de informações e/ou orçamentos genéricos (i.e., que não dirigidos a uma Oficina ou Parceiro específico), altura em que a Plataforma transmitirá os seus dados pessoais às Oficinas do seu distrito de residência interessadas na prestação do serviço que haja solicitado.

Alguns dos seus dados pessoais poderão ser acedidos por auditores internos e externos à Sociedade, com a garantia de que os mesmos serão mantidos confidenciais e não serão utilizados para finalidades alheias às auditorias. Serão fornecidos a estas entidades apenas os dados pessoais necessários para a prestação do serviço em causa.

Também teremos de transmitir os seus dados pessoais a entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força de disposição legal.

Em certos casos concretamente delimitados, poderemos ter de transmitir dados a entidades públicas (como, por exemplo, autoridades fiscais, tribunais, órgãos de polícia criminal) para efeitos de denúncia e investigação de ilícitos, assim como a advogados com vista à defesa da posição jurídica da Sociedade.

7. Hiperligações

Algumas áreas do website contêm hiperligações para websites de terceiros, nomeadamente de Parceiros e Oficinas registados na Plataforma. Ao clicar nas hiperligações, será redirecionado para os sítios Web do responsável pelo mesmo.

Aplicam-se, neste caso, os Termos e Condições Gerais e Políticas de Privacidades dos Parceiros e Oficinas. A Sociedade não é responsável pelo funcionamento desses websites, incluindo quanto à forma como os dados pessoais são tratados pelas Oficinas e Parceiros.

8. Transferência de dados pessoais

A Sociedade realizará o tratamento dos seus dados integralmente no território do Espaço Económico Europeu (“EEE”), pelo que não prevê realizar qualquer transferência internacional de dados. Quando transferimos os seus dados pessoais para entidades localizadas no EEE, exigimos que os nossos prestadores de serviços cumpram as respetivas normas de proteção de dados em vigor.

9. Os seus direitos enquanto titular dos dados

Nos termos do RGPD, e sujeito às limitações e condições aplicáveis a cada caso concreto, poderá solicitar:

  • O acesso aos dados pessoais que mantemos sobre si, bem como às finalidades do tratamento, à categoria dos dados, aos destinatários, ao prazo previsto de conservação desses dados e a existência ou não de decisões automatizadas, incluindo a definição de perfis;
  • A retificação dos seus dados pessoais, caso estejam inexatos ou incompletos;
  • O apagamento dos seus dados pessoais, sempre que estes deixem de ser necessários para as finalidades que motivaram o seu tratamento, sempre que seja retirado o consentimento quando este é o único fundamento jurídico para o tratamento, sempre que se oponha ao tratamento nos casos em que este é feito para efeitos de comercialização direta ou, ainda, sempre que os seus dados tenham sido tratados ilicitamente.
  • A limitação do tratamento dos seus dados pessoais, sempre que conteste a exatidão dos seus dados pessoais e durante o período de tempo em que verificamos a exatidão desses dados, sempre que o tratamento for ilícito e na circunstância de se ter oposto ao apagamento dos dados, querendo apenas a limitação da sua utilização, ou sempre que os seus dados pessoais deixem de ser necessários para as finalidades que motivaram o seu tratamento mas, ainda assim, sejam por si requeridos para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial.
  • A portabilidade dos teus dados pessoais, o que significa que tem direito a receber os dados pessoais que lhe digam respeito e que nos tenha fornecido num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática e, ainda, o direito de transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.
  • A oposição ao tratamento dos teus dados pessoais, sempre que os seus dados pessoais sejam tratados para efeitos de comercialização direta.
  • A retirada do seu consentimento, a todo o tempo.

Para exercer os direitos acima, por favor contacte geral@portaldaoficina.pt.

Os seus pedidos serão tratados com especial cuidado, por forma a que possamos assegurar a eficácia dos seus direitos. Poderá ser-lhe pedido que faça prova da sua identidade, de modo a assegurar que partilhamos os seus dados pessoais apenas consigo. Responderemos aos seus pedidos sem demora injustificada e no prazo máximo de um (1) mês a contar da data da receção do pedido. Este prazo pode ser prorrogado até (2) meses, quando for necessário, tendo em conta a complexidade dos pedidos ou o número de pedidos.

Em certos casos (por exemplo, devido a exigências legais), o seu pedido poderá não ser imediatamente satisfeito. De qualquer modo, será informado sem demora e, em todo o caso, no prazo máximo de um (1) mês a contar da data da receção do pedido, das razões que motivaram a não procedência do seu pedido.

Tem ainda o direito de apresentar uma reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, através dos formulários disponíveis em https://www.cnpd.pt/.

10. Atualizações

A Sociedade reserva-se o direito de alterar a presente Política de Privacidade a qualquer altura. Todas as alterações serão anunciadas através da publicação da Política de Privacidade revista no nosso Website. Salvo indicação em contrário, as alterações efetuadas produzirão efeitos imediatos. Recomendamos que consulte regularmente a presente Política de Privacidade, para que tenha a certeza de que está a par da versão mais recente.

11. Dúvidas

Caso pretenda esclarecer alguma dúvida relativamente ao tratamento dos seus dados pessoais ou exercer algum dos seus direitos, por favor, contacte-nos através de geral@portaldaoficina.pt.

Última alteração: 13 de novembro de 2023.


1. Âmbito

A GUIAFLASH – PORTAL DA OFICINA, UNIPESSOAL, LDA, com sede em Rua do Maculão, 171, Paredes de Arcã, 5030-560 Santa Marta de Penaguião, pessoa coletiva n.º 517254638 (de ora em diante “Sociedade”) está comprometida com a proteção dos dados pessoais dos colaboradores/pessoas de contacto que lhe são confiados pelos profissionais do setor automóvel que detenham estabelecimentos comerciais destinados à reparação e manutenção e veículos automóveis (“Oficinas”) e estabelecimentos comerciais relacionados (ou não) com as atividades das oficinas ou setor automóvel (“Parceiros”) no contexto do seu registo, aprovação e utilização do serviço de intermediação em linha disponível no website https://www.portaldaoficina.pt (adiante “Portal da Oficina” ou “Plataforma”).

A Plataforma permite às Oficinas e Parceiros anunciar os seus Produtos e outras campanhas e promoções relacionadas com a sua atividade, tendo como fim a interação entre utilizadores finais (“Clientes Finais”), Parceiros e Oficinas interessados em adquirir produtos ou serviços relacionados com o setor automóvel. A utilização da Plataforma está sujeita aos Termos e Condições do Portal da Oficina, disponíveis em https://www.portaldaoficina.pt/Home/Terms.

Assim, em cumprimento do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (“Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados” ou “RGPD”) e da Lei n.º 58/2019, de 8 de Agosto (“Lei de Execução do RGPD”), a Sociedade disponibiliza a seguinte informação quanto ao modo como trata os dados pessoais das pessoas singulares que lhe são confiados pelos Parceiros e Oficinas (doravante “seu” ou “seus”):

2. Quem é Responsável pelos Dados Pessoais?
A. Os Seus Dados Pessoais

A entidade responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é a GUIAFLASH – PORTAL DA OFICINA, UNIPESSOAL, LDA, com sede em Rua do Maculão, 171, Paredes de Arcã, 5030-560 Santa Marta de Penaguião, pessoa coletiva n.º 517254638.

Isto significa que é a Sociedade quem (i) determina as finalidades e os meios de tratamento dos seus dados pessoais; (ii) implementa as diligências previstas no âmbito do RGPD a fim de proteger os seus dados pessoais; e (iii) a quem se deve dirigir para exercer os seus direitos em matéria de tratamento de dados pessoais.

Esta Política contém ainda informação sobre (i) as finalidades do tratamento e condições de licitude para procedermos ao tratamento dos seus dados, (ii) o tipo de dados que tratamos, (iii) quem tem acesso aos seus dados pessoais, (iv) por quanto tempo conservamos os seus dados, (v) quais os seus direitos, (vi) como pode exercer os seus direitos.

B. Dados pessoais de Outras Oficinas, Parceiros e Clientes Finais

Determinadas funcionalidades da Plataforma requerem o acesso e tratamento por Parceiros e Oficinas dos dados pessoais de outras Oficinas, Parceiros e Clientes Finais.

Em tais casos, a qualificação e respetivas responsabilidades atribuída à Sociedade na secção 2 (A) acima mudará quanto aos dados pessoais de outras Oficinas, Parceiros e Clientes Finais aos quais possam ter acesso.

Em particular, a Sociedade poderá atuar na qualidade de subcontratante, tratando os dados pessoais das outras Oficinas, Parceiros e Clientes Finais por conta das Oficinas ou Parceiros. Alternativamente, a Sociedade poderá atuar como Responsável Independente pelo Tratamento, tratando os dados pessoais das outras Oficinas, Parceiros ou Clientes finais para finalidades distintas.

As suas responsabilidades, as operações, finalidades de tratamento e as demais condições aplicáveis ao tratamento de dados pessoais que determinam a alteração da qualificação da Sociedade na secção 2 (A) acima são reguladas nos Termos e Condições das Oficinas e Parceiros https://www.portaldaoficina.pt/Home/Terms (secção 17 (B).

3. Como recolhemos os seus dados pessoais?

Enquanto colaboradores ou pessoas de contacto que possuem uma relação profissional com as Oficinas e Parceiros registados na Plataforma, recolhemos e acedemos aos seus dados pessoais por via indireta.

Quer isto dizer que os seus dados pessoais nos são transmitidos pelas Oficinas e Parceiros com os quais mantém uma relação profissional, no contexto do registo e utilização da Plataforma das Oficinas e Parceiros.

4. Para que finalidades vão ser tratados os meus dados pessoais, qual o fundamento de licitude e prazo de conservação?

Tratamos os seus dados pessoais tendo em vista finalidades determinadas, explícitas e legítimas. O tratamento dos seus dados pessoais é, em função da(s) finalidade(s) de tratamento abaixo, estritamente efetuada com base em fundamentos de licitude.

Os dados pessoais serão conservados durante o período de tempo estritamente necessário para a realização dos fins descritos e, em qualquer caso, durante o período de tempo determinado com base nos seguintes critérios: (i) cumprimento das obrigações legais ao abrigo da legislação da União e/ou dos Estados-Membros; (ii) atenção aos seus pedidos e petições; (iii) prescrição de responsabilidades legais que possam decorrer da relação estabelecida consigo; e (iv) pedido de eliminação dos dados por si nos casos em que seja apropriado.

A Sociedade trata os seus dados pessoais para as seguintes finalidades, prazos de conservação e fundamentos de licitude:

Finalidades Fundamento de Licitude Período de Conservação
Validação, registo e gestão da conta de Parceiro/Oficina na Plataforma, para que os Parceiros e Oficinas consigam:
  • Aceder à Plataforma e utilizar as suas funcionalidades previstas na área reservada;
  • Consultar os pedidos de informações, de orçamento ou de agendamentos submetidos por Clientes Finais ou outras Oficinas.
Execução de um contrato (registo na Plataforma) no qual a Oficina/Parceiro é parte Até que elimine a sua conta de Parceiro/Oficina
ou
10 anos (quando a informação seja fiscalmente relevante)
Prestação de informações a pedido da Oficina/Parceiro, incluindo:
  • Para que possamos responder a pedidos de contacto, dúvidas, sugestões enviadas através da secção “Contacte-nos” da Plataforma ou através de qualquer outro meio de contacto disponibilizado pela Sociedade para o efeito (por exemplo, número de telefone de contacto).
Execução de diligências pré-contratuais a pedido da Oficina/Parceiro
ou
Interesse legítimo em responder à solicitação
2 anos
Faturação, gestão fiscal, contabilística e administrativa, nomeadamente:
  • gestão do plano de subscrição dos Parceiros/Oficinas;
  • processamento e faturação das retribuições devidas e pagas pela utilização de funcionalidades pagas na Plataforma;
  • cumprimento de obrigações de natureza fiscal e contabilística às quais a Sociedade está sujeita.
Cumprimento de obrigações legais
ou
Execução de um contrato (registo na Plataforma) no qual a Oficina/Parceiro é parte
10 anos
Prevenção e identificação de fraudes, incluindo:
  • análise e controlo da identidade da pessoa de contacto do Parceiro/Oficina;
  • registo e autenticação em duas etapas.
Interesse legítimo em garantir um padrão razoável de qualidade e a segurança dos utilizadores da Plataforma 7 anos
Cumprimento de legislação, defesa e apresentação de ações judiciais ou reclamações:
  • A Sociedade poderá analisar e utilizar os dados pessoais decorrentes do procedimento interno de reclamações com o fim de apresentar e/ou contestar quaisquer reclamações e/ou ações judiciais, bem como para gerir quaisquer incidentes relacionados com produtos ou serviços oferecidos na Plataforma.
Interesses legítimos Para reclamações internas, até que decorra o prazo de prescrição dos direitos correspetivos.
Seis meses após o termo do processo judicial
Envio de comunicações com informações relacionadas com a Plataforma e o setor automóvel, no âmbito da relação das Oficinas e Parceiros com a Sociedade, designadamente:
  • Comunicações relativas a atualizações e novas funcionalidades da Plataforma.
  • Comunicações de leads ou outro tipo de informações.
Interesses legítimos Até que seja cancelada a conta de Parceiro ou Oficina
Envio de comunicações comerciais, nomeadamente:
  • Newsletters com informações relativas à atividade de manutenção e reparação automóvel;
  • Alertas com informações de última hora relativas à atividade de manutenção e reparação automóvel.
  • Alertas com informações relativas ao registo na Plataforma de novos Parceiros.
Interesses legítimos Até exercer o direito de oposição
Processamento de pedidos de apoio às Oficinas (pedidos de assessoria, esclarecimento de dúvidas relacionadas com a atividade ou pedidos de informações sobre programas de apoio a Candidaturas a Fundos Comunitários e Nacionais). Execução de um contrato no qual a Oficina/Parceiro é parte
ou
Interesse legítimo em responder à solicitação
2 anos
Processamento de pedidos de informações e/ou orçamentos genéricos (i.e., que não dirigidos a um Parceiro em particular), para que possa receber as informações dos Parceiros. Execução de um contrato no qual a Oficina/Parceiro é parte
ou
Interesses legítimos da Sociedade
2 anos
5. Que categorias de dados pessoais tratamos?

Dados Pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e em qualquer suporte (físico, som ou imagem), relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

Para cada uma das finalidades de tratamento acima indicadas, poderemos ter acesso às seguintes categorias de dados pessoais: dados de identificação (nome e, em certos casos, email); outros dados pessoais que as Oficinas ou Parceiros nos transmitam voluntariamente.

6. Cookies

Também tratamos dados pessoais através de cookies (para mais informações sobre este tratamento, consulte a nossa Política de Cookies).

7. Categoria de destinatários dos seus dados pessoais

Para a utilização e funcionamento de determinadas funcionalidades da Plataforma, poderemos ter de transmitir os seus dados pessoais a entidades terceiras. Poderemos transmitir os seus dados pessoais para as seguintes categorias de entidades:

  • Outros Parceiros e Oficinas registados na Plataforma - Tal será o caso sempre que submeta pedidos de informações e/ou orçamentos genéricos (i.e., que não dirigidos a uma Oficina ou Parceiro específico). Em tais ocasiões, transmitiremos os seus dados pessoais às outras Oficinas ou Parceiros interessadas na prestação do serviço ou esclarecimento que tenha solicitado.
  • Auditores - Alguns dos seus dados pessoais poderão ser acedidos por auditores internos e externos à Sociedade, com a garantia de que os mesmos serão mantidos confidenciais e não serão utilizados para finalidades alheias às auditorias. Serão fornecidos a estas entidades apenas os dados pessoais necessários para a prestação do serviço em causa.
  • Autoridades - Também teremos de transmitir os seus dados pessoais a entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força de disposição legal. Em particular, poderemos ter de transmitir dados a entidades públicas (como, por exemplo, autoridades fiscais, tribunais, órgãos de polícia criminal) para efeitos de denúncia e investigação de ilícitos.
  • Prestadores de serviço – A Sociedade poderá necessitar de transmitir os seus dados pessoais a entidades parceiras da Plataforma que disponibilizem serviços incluídos nas funcionalidades da Plataforma.

A título de exemplo, transmitiremos os seus dados pessoais (sempre que necessário): (i) a entidades que disponibilizem serviços de formação profissional relativa ao setor automóvel quando manifeste a intenção de se inscrever em tais formações.; (ii) a entidades que disponibilizem serviços de apoio a candidaturas a fundo perdido (quando tais candidaturas sejam submetidas através da Plataforma).

A gestão da relação comercial consigo poderá implicar a subcontratação do tratamento dos seus dados pessoais a prestadores de serviços que atuam ora como subcontratantes (i.e., por conta e de acordo com as instruções da Sociedade), tais como serviços de gestão contabilística, entidades externas que nos fornecem serviços de tecnologia da informação (por exemplo, fornecedores de plataformas, serviços de hosting, de manutenção e assistência das nossas bases de dados), ora como responsáveis independentes pelo tratamento, tais como auditores ou advogados (quando tal seja necessário para defender a posição jurídica da Sociedade).

8. Hiperligações

Algumas áreas do website contêm hiperligações para websites de terceiros, nomeadamente de outros Parceiros e Oficinas registados na Plataforma. Ao clicar nas hiperligações, será redirecionado para os sítios Web do responsável pelo mesmo.

Aplicam-se, neste caso, os Termos e Condições Gerais e Políticas de Privacidades dos outros Parceiros e Oficinas registados na Plataforma. A Sociedade não é responsável pelo funcionamento desses websites, incluindo quanto à forma como os dados pessoais são tratados pelas Oficinas e Parceiros.

9. Transferência de dados pessoais
A Sociedade realizará o tratamento dos seus dados integralmente no território do Espaço Económico Europeu (“EEE”), pelo que não prevê realizar qualquer transferência internacional de dados. Quando transferimos os seus dados pessoais para entidades localizadas no EEE, exigimos que os nossos prestadores de serviços cumpram as respetivas normas de proteção de dados em vigor.
10. Os seus direitos enquanto titular dos dados

Nos termos do RGPD, e sujeito às limitações aplicáveis a cada caso concreto, poderá solicitar:

  • O acesso aos dados pessoais que mantemos sobre si, bem como às finalidades do tratamento, à categoria dos dados, aos destinatários, ao prazo previsto de conservação desses dados e a existência ou não de decisões automatizadas, incluindo a definição de perfis;
  • A retificação dos seus dados pessoais, caso estejam inexatos ou incompletos;
  • O apagamento dos seus dados pessoais, sempre que estes deixem de ser necessários para as finalidades que motivaram o seu tratamento, sempre que seja retirado o consentimento quando este é o único fundamento jurídico para o tratamento, sempre que se oponha ao tratamento nos casos em que este é feito para efeitos de comercialização direta ou, ainda, sempre que os seus dados tenham sido tratados ilicitamente.
  • A limitação do tratamento dos seus dados pessoais, sempre que conteste a exatidão dos seus dados pessoais e durante o período de tempo em que verificamos a exatidão desses dados, sempre que o tratamento for ilícito e na circunstância de se ter oposto ao apagamento dos dados, querendo apenas a limitação da sua utilização, ou sempre que os seus dados pessoais deixem de ser necessários para as finalidades que motivaram o seu tratamento mas, ainda assim, sejam por si requeridos para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial.
  • A portabilidade dos teus dados pessoais, o que significa que tem direito a receber os dados pessoais que lhe digam respeito e que nos tenha fornecido num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática e, ainda, o direito de transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.
  • A oposição ao tratamento dos teus dados pessoais, sempre que os seus dados pessoais sejam tratados para efeitos de comercialização direta.
  • A retirada do seu consentimento, a todo o tempo.

Para exercer os direitos acima, por favor contacte geral@portaldaoficina.pt

Os seus pedidos serão tratados com especial cuidado, por forma a que possamos assegurar a eficácia dos seus direitos. Poderá ser-lhe pedido que faça prova da sua identidade, de modo a assegurar que partilhamos os seus dados pessoais apenas consigo. Responderemos aos seus pedidos sem demora injustificada e no prazo máximo de um (1) mês a contar da data da receção do pedido. Este prazo pode ser prorrogado até (2) meses, quando for necessário, tendo em conta a complexidade dos pedidos ou o número de pedidos.

Em certos casos (por exemplo, devido a exigências legais), o seu pedido poderá não ser imediatamente satisfeito. De qualquer modo, será informado sem demora e, em todo o caso, no prazo máximo de um (1) mês a contar da data da receção do pedido, das razões que motivaram a não procedência do seu pedido.

Tem ainda o direito de apresentar uma reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, através dos formulários disponíveis em https://www.cnpd.pt/.

11. Atualizações

A Sociedade reserva-se o direito de alterar a presente Política de Privacidade a qualquer altura. Todas as alterações serão anunciadas através da publicação da Política de Privacidade revista no nosso Website. Salvo indicação em contrário, as alterações efetuadas produzirão efeitos imediatos. Recomendamos que consulte regularmente a presente Política de Privacidade, para que tenha a certeza de que está a par da versão mais recente.

12. Dúvidas

Caso pretenda esclarecer alguma dúvida relativamente ao tratamento dos seus dados pessoais ou exercer algum dos seus direitos, por favor, contacte-nos através de geral@portaldaoficina.pt.

Última alteração: 13 de novembro de 2023.